NOTÍCIAS EM DESTAQUE

sábado, 28 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 18ª. JORNADA - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES - 1

Teve hoje início a disputa da 18ª. jornada da Divisão de Honra de Évora, com o encontro antecipado:

- Calipolense - 0 - Alandroalense - 2 -

Após alguns dias de primavera, voltou de novo a chuva à nossa companhia, e foi com um céu cinzento, carregado de nuvens, que rectificámos o resultado da primeira volta, indo vencer a casa do adversário, quando em nossa casa perdemos dois pontos na classificação geral.

Quanto a mim, não teve história por aí além a partida de hoje. O JSA entrou praticamente a ganhar, pois aos dois minutos uma bola que sobrevoou o defesa direito do Calipolense, foi aproveitada da melhor forma pelo Pimenta, que de cabeça fez um chapéu ao guarda redes adversário. Serenados ânimos, o Calipolense tentou aproximar-se da nossa baliza, mas como de costume a nossa defesa não dava hipóteses dessa aproximação, e o JSA ia construindo jogadas de envolvimento criando perigo quase constante junto ao último reduto Calipolense. Por isso não surpreendeu o marcação do segundo golo alandroalense. Mais uma boa jogada, com lançamento da bola para o Mázimo, que desmarca Litos na esquerda, este isola Zé Rego à entrada da área, e só fez o que tinha a fazer: marcar o 2-0.
Entretanto o Calipolense conseguia a sua jogada mais perigosa, pelo nosso lado esquerdo, corrida do R. Almeida, que consegue o remate à malha lateral, dando a ilusão de golo para o público.
Continuou o jogo com o Alandroal a controlar os movimentos do Calipolense, criando, pelo menos, mais três oportunidades claras para matar de vez o jogo, mas a bola morreu nas mãos do G. R. e
com o resultado favorável ao JSA chegou o intervalo.
No segundo tempo, reacção normal do Calipolense, reacção controlada pelos nossos jogadores, embora o visitado se conseguisse acercar mais da baliza de Careca, que com os seus companheiros obstou a que a sua baliza ficasse fechada até final do encontro, jogando a nossa equipa espreitando sempre a oportunidade de contra atacar com perigo, jogadas essas que no último quarto de hora poderiam ter dado mais um ou dois golos às nossas cores.
Assim, penso eu que nada há a opor à nossa vitória.
Para este encontro o JSA alinhou com:
- CARECA, (g. r.), RICARDO, CLÁUDIO, GIL e ZÉ PINTO na defesa, ALEX. LIMA, PAULINHO e LITOS, no meio campo, e PIMENTA, ZÉ REGO E MÁXIMO no ataque.
No Banco sentaram-se, Salabarda, Tiago Vitorino, e Jorge Lopes.
Entraram na segunda parte o Salabarda e o Jorge Lopes, que renderam respectivamente o Pimenta e o Máximo.

Conseguimos assim, mais três pontos, que nos continuam a situar nº 5º. posto da Geral, independentemente dos resultados de amanhã!

Boa noite e até amanhã.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 18ª. JORN. SAB. e DOM. - CALENDÁRIO


Sábado, dia 28-02-2009 - 15 horas
- Calipolense - Alandroalense
** - Mais um derby nesta jornada! Vamos sábado jogar o nosso jogo desta jornada, a Vila Viçosa, defrontar o clube local. Trata-se de um jogo difícil, não que o Calipolense seja superior ao JSA, longe disso, mas há sempre um arregaçar de mangas por parte do Calipolense, clube mais velho e com tradições no Distrital, em comparação com o JSA, que está nestas andanças há apenas seis anos, após a reactivação do mesmo em 2002/2003, competindo nessa época da 1ª. divisão distrital, sendo vice-campeão, e subindo à Honra, onde se mantém até esta data. Porque os tempos vão mudando, e temos vindo a constatar que o Calipolense de ano para ano vem decaindo de produção, sendo disso espelho a actual época, em que vem ocupando um lugar nada consentâneo com os seu pergaminhos...
Da parte do JSA, temos conseguido manter-nos na Honra, com maiores ou menores dificuldades, mas este ano, apesar de todas as contrariedades possíveis, vamos conseguindo manter-nos no 5º. lugar da geral, e não acredito que de lá saiamos, pelo menos esta semana..
Claro está que queremos vencer a partida... Mas pelas lesões, pelos castigos, temos poucos ( mas bons) jogadores para este embate. Vamos a ver o que dá.

Domingo, dia 01-03-2009 - 15 horas
- Borbense - Bencatelense
** - Derby renhido, e de vitória difícil de vaticinar... vou pelo Borbense!
- V. Novas - Monte Trigo
** - Estrela joga em casa, é favorito, até porque não quer deixar o poleiro... M. T. deixa?
- Portel - Arcoense
** - Vou pelos de Portel, jogam em casa, campo relvado a que estão mais habituados
- Redondense - Montemor
** - União quer " aproveitar " possível escorregadela do V. N. - poucas hipóteses para o Redondense...
- Oriolenses - Sp. Viana
** - Vizinhos de ao pé da porta, acho que o Oriola é capaz de vencer...
- Escouralense - Arraiolense
** - Arraiolos deve continuar com a " lanterna "...

Bom fim de semana desportivo, sem chuva...

domingo, 22 de fevereiro de 2009

1/4 FINAL TAÇA DISTRITO EVORA - RESULTADOS

Já são conhecidos os meia-finalistas da edição 2008/2009, da Taça do Distrito de Évora. Eis os resultados dos encontros este fim de semana disputados:

Sábado, dia 21 de Fevereiro 2009 - às 15 horas;
Jogo nº. 1 - VENDAS NOVAS - 1 - ALANDROALENSE - 0 -
Muito razoável jogo de futebol, este que opôs o V. Novas ao Alandroalense. Sabíamos que não seria fácil vencer em Vendas Novas, no entanto, após o apito final do árbitro, ficámos com um gosto de sabor a pouco, atendendo ao que se viu no relvado do Municipal de Vendas Novas.
Quanto a mim, entraram as duas equipas com a lição bem estudada, da parte do Vendas Novas, com a vontade de cedo impor o favoritismo que lhe era conferido à partida atendo ao historial dos quase cinco meses que levamos de competição, e o JSA, sabendo o seu valor, a tentar contrariar os intentos do V. N. e a primeira meia hora foi jogada nestes termos, V. N. a tentar empurrar-nos para o nosso meio campo, esbarrando sempre na nossa boa organização defensiva, linha média incluída. Oportunidades de perigo real, não houve de parte a parte, e já com os jogadores de V. N. a acusarem um certo nervosismo( sendo disso a causa de algumas faltas muito duras, sobre os nossos mais preponderantes jogadores ( Alex, Litos e Tati), à passagem do 35º. minuto de jogo, conseguiu o V. N., o seu e único golo que nos havia de derrotar. Canto de nosso lado direito, a bola sobrevoa a área, indo para o lado contrário, novo centro e cedência de novo canto desta vez do lado esquerdo.Marcado este, a nossa defesa alivia a bola, para a nossa linha média, onde é devolvida para a nossa área, onde os nossos defensores não foram lestos a afastar a bola dali, sobrando para um avançado do V. N. que rematou à entrada da área ao canto superior direito da baliza de Careca, que não pôde deter a marcha do esférico.
Até ao intervalo nada de novo. Depois na 2ª. parte continuou o jogo a desenrolar-se mais sobre os dois meios campos, continuando o JSA a ter mais posse de bola, a trocar a mesma a preceito, com maior domínio dessa zona, no entanto no último terço quer de um quer de outro meio campo mandavam as defesas de ambas as equipas. Anulou, e bem, a equipa de arbitragem duas jogadas de golo ao V. N., ambas por posição irregular aos últimos jogadores da equipa da casa, que denotavam de novo algum visível nervosismo, com o marcha do tempo e não conseguirem matar o jogo, e à passagem da meia hora, ( mais ou menos ) o árbitro perdoou o 2º. amarelo ao nº. 20 do V. N. por entrada duríssima sobre o Joãozinho. Este nº. 20, belíssimo jogador do meio campo V. N., dava mostras de um certo descontrolo, e não fosse o diabo tecê-las, foi tirado de campo pelo seu treinador. Por estas alturas o JSA estava a aproximar-se com mais perigo da baliza do V. N., conseguindo dois ou três remates com algum perigo, e o V. N. defendia com pontapés compridos tentando lançar os seus rápidos alas, que neste sistema eram presas fáceis para a nossa defesa. Mas parece que o cronómetro voava, e o final já se via lá ao fundo, quando já nos segundos finais do tempo de descontos, numa boa jogada pelo lado esquerdo do nosso ataque, um cruzamento para a área, e sensivelmente na zona da marcação de penalty, o Tati encheu o pé, e o guarda redes da V.N. deu as meias finais à sua equipa, com uma defesa " do outro mundo " sacudindo com as mãos por cima da barra da sua baliza... Do canto nada resultou, e foi o fim do encontro.
Que se passaria se o Tati tem empatado a partida? Talvez o nervosismo do V. N. aumentasse, o JSA cresceria e possivelmente o resultado seria outro! Assim, para o ano se Deus quiser à Taça de novo.
****************************************************************************
Domingo, dia 22 de Fevereiro 2009 - às 14,30 horas;
Jogo nº. 2 - MONTE TRIGO - 4 - BENCATELENSE - 2 -
*** Venceu o favorito. Fácil? dificil? nada li ainda sobre o jogo...
Jogo nº. 3 - ESCOURALENSE - 1 - ORIOLENSES - 0 -
*** Venceu o Escoural como eu vaticinei, agora só vos falta o Vendas Novas...
Jogo nº. 4 - VALENÇAS - 0 - SPORTING VIANA - 3 -
*** S. Viana nas meias finais ... aí defrontando os vizinhos de M. Trigo. Força Viana só faltam noventa ( ou cento e vinte minutos ) para a glória...

MEIAS FINAIS :
S. VIANA * MTE. TRIGO
ESCOURALENSE * VENDAS NOVAS

Bom carnaval a todos.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FIM DE SEMANA DE CARNAVAL - TAÇA DISTRITO DE ÉVORA

Disputam-se no próximo fim de semana, os quartos de final da Taça Distrito de Évora, que engloba os seguintes encontros:

Sábado, dia 21 de Fevereiro 2009 - às 15 horas;
Jogo nº. 1 - VENDAS NOVAS - - ALANDROALENSE - -

Domingo, dia 22 de Fevereiro 2009 - às 14,30 horas;
Jogo nº. 2 - MONTE TRIGO - - BENCATELENSE - -
*** - Pelo trajecto desta época, julgo ser de conceder favoritismo ao Monte Trigo, embora esta equipa tenha vindo a fraquejar nos últimos jogos, no entanto acho que Taça é Taça, e o Monte Trigo deverá estar nas meias finais para defrontar o vencedor do jogo nº. 4!
Jogo nº. 3 - ESCOURALENSE - - ORIOLENSES - -
*** Progonóstico difícil, no entanto quem eliminou o União, tem, ( sem diminuir o Oriola) "obrigação " de, jogando em casa, vencer a partida, e aí esperar pelo vencedor do jogo 1!
Jogo nº. 4 - VALENÇAS - - SPORTING VIANA - -
***Jogo grande para ambos, que poderá salvar uma época e dar alegrias aos seus seguidores! quem passará? não arrisco...

Olhando o calendário, atentamos que das oito equipas em compita, 6 são das primeiras sete classificadas da Div. de Honra, o Viana é 11º., havendo um "intruso" da 1ª. distrital, o Valenças, que com uma pontinha de sorte poderá estar nas meias finais!
Em Vendas Novas, o jogo maior da eliminatória, onde irão estar o 1º. e o 5º. classificados da Honra, daqui se constatando que o JSA, mais uma vez não teve a "sorte" pelo seu lado, uma vez que a eliminatória se disputa em casa do adversário, mais um risco acrescido para nós.
Não escondemos que a Taça faz parte de um dos objectivos traçados para todas as épocas em que competimos. No entanto o azar, põe sempre no nosso caminho, equipas classificadas à nossa frente no campeonato e quase sempre com jogos fora por parte do JSA. Excepção a esta regra, foram as meias finais em que defrontámos o Lusitano de Évora, aqui no Alandroal, e fomos derrotados, por 3-1, com um penalty falhado quando o marcador estava em 2-1 para o Lusitano, acontecendo a falha nos instantes iniciais da 2ª. parte! e com o Escoural onde aqui perdemos, e ficámos pelo caminho.
No ano seguinte, em que tínhamos a melhor equipa do Regional, a jogar futebol, calhou-nos em sorte ir a Reguengos- Inauguração do sintético de Reguengos, grande jogo em perspectiva, pois defrontavam-se as duas melhores equipas do Distrital de Évora. As expectativas não foram defraudadas, pois assistiu-se a uma grande partida de futebol, em que a melhor equipa em campo foi a do JSA, no entanto aos dez minutos perdíamos por 2-0! mas a partir daí a partida foi toda do JSA, reduzimos antes do intervalo, e entrámos na 2ª. parte para dar a volta ao marcador, mas logo no início sofremos o 3-1, carregámos sobre a baliza do Atlético, dominámos o resto da 2ª. parte, mandamos bolas aos postes, reduzimos, mas o Atlético lá conseguiu resistir e vencer a eliminatória por 3-2!
No ano passado, apurados para as meias finais. Atlético de Reguengos, Alandroalense, Alcaçovence e Luso Morense! E foi este escriba que, tendo saído a bola do Atlético, tirou de seguida a bola do JSA! Ficámos perto da praia, pois num jogo sem história fomos eliminados, se a memória não falha, por 4-0!
Este ano apesar de ter ido ao sorteio não tive influência no mesmo, pois que o Vendas Novas - Alandroalense foi o 1º. jogo a ser sorteado, e eu acabara de chegar à sala.
E pronto, depois de um pouco de história, o que tem que ser tem muita força, e sábado às quinze horas quando o sr. árbitro der o primeiro apito, estará lançada a sorte, e tudo fará ( dentro do permitido, é claro) o JSA, para tentar vencer o valoroso opositor. Estará este pelos ajustes? A ver vamos ... Mas que vai ser difícil ninguém duvide...
Quero aqui deixar expresso os nossos agradecimentos ao Estrela Futebol Club, por ter acedido a antecipar este encontro, a solicitação do JSA.
Até sábado, se não for antes...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 17ª. JORN. - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Tarde de domingo, dia de sol, temperatura amena, e realizou-se a 17ª. jornada da Div. de Honra. Terminados os encontros, os resultados foram:

- Arcoense - 2 - Borbense - 1 -
**Pelo que li no Blog Força Azul, o resultado foi justo, num bom jogo de futebol, sem influências externas. Quando assim é...
- Escouralense - 0 - Estrela V. Novas - 1 -
** Cingindo-me ao marcador, e segundo as informações via rádio, o Estrela até falhou o dois a zero já nos descontos, num penalty mandado repetir pelo árbitro. Vitória justa ?
- Sp. Viana - 1 - Redondense - 0
** - Redondense continua no mesmo sítio...
- Bencatelense - 1 - Oriolenses - 3
** Razão tinha eu no comentário ao nosso jogo com os de Oriola! Esta equipa, pareceu-me uma boa equipa, e já reduziu para 3 pontos a distancia entre nós..
- Monte Trigo - 1 - Calipolense - 0
** Nada sei, nem nada li, mas mais do mesmo para o Calipolense...
- Arraiolense - 0 - U. Montemor - 2
** De acordo com o Blog do Arraiolense, jogo difícil para o União, que só na recta final conseguiu a vitória... mas conseguiu!
- Alandroalense - 1 - Portel - 1 -

CLASSIFICAÇÃO:

1º - Vendas Novas - 47 pontos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2º - União Montemor - 46
3º - Monte Trigo - 32
4º - Escouralense - 31
5º - Alandroalense - 26
6º - Oriolenses - 23
7º - Bencatelense - 19
8º - Arcoense - 19
9º - Portel - 18
10º - Borbense - 17
11º - Sp. Viana - 14 (menos 1 jogo)
12º - Calipolense - 14
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
13º - Redondense - 13
14º - Arraiolense - 8 (menos 1 jogo)

- Alandroalense - 1 - Portel - 1
Esplendida tarde para a prática desportiva, equipa do JSA, com algumas indisponibilidades, no entanto julgava-se que poderíamos voltar nesta jornada às vitórias, mantendo a distancia para os perseguidores do 5º. lugar. Isso não aconteceu porque o JSA não conseguiu impor o seu jogo, impor a sua mais valia, e também porque do outro lado os Portelenses com a sua postura em campo, lição bem estudada, viram-se a ganhar num erro do árbitro, e também pela reacção tardia da defesa do JSA ao desenvolvimento da jogada. Digo erro do árbitro, mas erro da equipa de arbitragem, será mais justo, pois o lance teve início, mesmo junto ao banco do JSA, numa falta sobre o Pimenta, nas barbas do auxiliar, que nada assinalou, o defesa do Portel que ficou com a bola, pontapeou forte para a nossa meia direita, onde isolou um seu companheiro, que entrou na área e só com Careca pela frente inaugurou o marcador, isto sensivelmente à passagem dos vinte minutos de jogo.
A perder, o JSA passou a dominar o jogo, mas se a ideia do Portel era jogar com tudo a trás da linha da bola, apanhando-se a ganhar, mais reforçou esse sistema, e aumentou as dificuldades para os nossos jogadores em arranjarem forma de rematar à baliza com convicção.
Quase no fim da 1ª. parte conseguimos o empate, jogada de insistência do Litos no lado esquerdo do nosso ataque, fez chegar a bola ao Máximo, que em rotação rematou cruzado sem defesa para o G. R. adversário.
Reiniciou-se o jogo, mantendo-se o mesmo cariz: maior domínio da n/ parte , mas sem resultados palpáveis. o empate mantinha-se, e manteve-se até final, embora o mister tenha feito entrar o Zé Rego, o Joãozinho e o Paulinho.
Partida nada conseguida pelo JSA, em vésperas de uma deslocação a Vendas Novas no próximo sábado para disputa dos quartos de final da Taça Distrito de Évora. Pode ser que, como no teatro:( mau ensaio geral óptima representação,! )possamos em V. Novas jogar aquilo que sabemos e podemos.
Para a partida de hoje, o JSA alinhou:
CARECA (g.r.), RICARDO, CLÁUDIO, GIL e SALABARDA, na defesa, TÁTI, ALEXANDRE E LITOS, meio campo, e VITORINO, MÁXIMO e PIMENTA no ataque.
No banco sentaram-se: Paulinho, Zé Rego, Vidigal e Joãozinho.
A próxima jornada da Div. Honra, a disputar no fim de semana de 1 de Março, tem o nosso jogo antecipado. Por isso visitamos Vila Viçosa para aí defrontar o CALIPOLENSE, no dia 28 do corrente (sábado) às 15 Horas.
Até lá, saudações.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 17ª. JORNADA - CALENDÁRIO

É no próximo domingo, dia 15, pelas 15 horas, que tem lugar a disputa da 17ª. Jornada da Div. de Honra, que tem o seguinte calendário:

- Arraiolense - - Montemor - -
**Pelos jogos deste fim de semana, atendendo à visita do líder a Escoural, o União espreita uma escorregadela desse mesmo líder para lhe roubar o lugar, pelo que não vejo hipóteses do Arraiolense poder protagonizar surpresa...
- Viana - - Redondense - -
**O Viana, se quiser safar-se tem que começar a fazer pela vida, por isso nada melhor que levar de vencida o adversário da jornada! Estará este pelos ajustes?...
-Bencatelense - - Oriolenses - -
**Bom jogo em perspectiva, entre "vizinhos " na classificação. Factor casa, entrega, garra, poderão ditar o vencedor...
- Arcoense - - Borbense - -
**Jogo de vizinhos geograficamente, dificuldades para o visitante, atendendo ao passado recente do Arcoense. Igualdade????
- Monte Trigo - - Calipolense - -
**De novo o Calipolense, quanto a mim, sem hipóteses.
- Escouralense - - Vendas Novas - -
**Jogo grande da jornada. Lembremos que os únicos pontos roubados ao V. Novas teve o Escoural como protagonista! Líder não quererá perder essa condição e vingar a primeira volta..
Apesar de tudo, acho que o conseguirá!
- ALANDROALENSE - - PORTEL - -
***
Na primeira volta, quando vencemos em Portel, fiquei com a sensação de ser esta equipa o pior Portel dos últimos anos. No entanto olhando para a classificação vemos o Portel no 9º. lugar com 17 pontos, a nove pontos do último classificado ( que tem 8 pontos e menos um jogo ), vemos que esta equipa tem feito um campeonato regular, entre 12 equipas, pois os dois primeiros não "contam" para estas contas.
Ingredientes suficientes para poder catalogar este nosso jogo de muito interessante, pois o JSA vem de uma derrota em Borba, onde não conseguimos funcionar como equipa no último terço do campo, e o Portel de um empate caseiro com o Monte Trigo, mas sem tirar mérito ao Portel, este Monte Trigo fora de portas, não consegue ser o mesmo que em casa!
Por isso, bastará ao JSA conseguir materializar na frente o jogo que consegue realizar até lá, e não teremos dificuldade em bater de novo o Portel, que diga-se de passagem sempre nos coloca dificuldades quer aqui, quer em Portel.
Em termos de classificação geral, poderá haver mudança de comandante, pois os jogos que os primeiros disputam, ambos fora de casa, têm coeficientes de dificuldade muito diferentes!
Nos lugares subsequentes, poderá ficar tudo na mesma.
Nos últimos, o Arraiolense continuará a iluminar a retaguarda, podendo o Viana, se vencer, ultrapassar o Redondense, e continuar ainda com menos um jogo. O Redondense vencendo, poderá ultrapassar o Calipolense!
Portanto, podendo haver mudança de comandante, nada ficará decidido...
*********************************************************************************
Para o fim de semana de Carnaval, estão marcados os 4ºs, de Final da Taça do Distrito de Évora.
No que toca ao JSA, pedimos a antecipação do nosso jogo com o Estrela de Vendas Novas, para o dia 21 ( sábado ), pelas 15 horas, e este Clube e a Associação aceitaram a nossa pretensão.
VAMOS A VENDAS NOVAS SÁBADO, DIA 21 DE FEVEREIRO, E JOGAMOS ÀS 15 HORAS
**********************************************************************************
Também na Jornada 18ª. do Campeonato, há alteração do nosso jogo na deslocação a Vila Viçosa. O Calipolense solicitou-nos aceitação da antecipação para dia 28 de FEVEREIRO, ( sábado ), pelo nada tendo em contrário, aceitámos esse pedido.
DESLOCAÇÃO A VILA VIÇOSA - SÁBADO dia 28 DE FEVEREIRO - às 15 HORAS .
***
Saudações desportivas.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 16ª. JORNADA - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

Jogou-se esta tarde a 16ª. Jornada da Div. Honra do nosso Distrito. 
Logo abaixo os resultados e a classificação após estes encontros. 

- Borbense - 1 - Alandroalense - 0
- Redondense - 2 - Bencatelense - 2
**- Redondense continua a saga dos empates! e vão 4 seguidos!
Oriolenses  - 1 - Arcoense - 1
**- Justo empate ? nada li ainda...
Calipolense - 0 - Escouralense - 1
** - Nada de novo pelas bandas do Calipolense...
Portel - 0 - Monte Trigo - 0
** - Tal como vaticinei ... Empate entre vizinhos e rivais! Moral em alta para a visita do Portel à nossa vila no próximo dia 15!
Montemor - 2 - Sp. Viana - 0
** - Normal mente ...
V. Novas - 5 - Arraiolense - 0
** - Idem, Idem, aspas, aspas...

Classificação:

1º - Vendas Novas - 44 pontos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
2º - Montemor - 43
3º - Escouralense - 31 
4º - Monte Trigo - 29
5º - Alandroalense - 25
6º - Oriolenses - 20
7º - Bencatelense - 19
8º - Borbense - 17 
9º - Portel - 17 
10º - Arcoense - 16 
11º - Calipolense - 14
12º - Redondense - 13 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
13º - Sp. Viana do Alentejo - 11
14º - Arraiolense - 8
( SPORTING VIANA  e ARRAIOLENSE, têm menos um jogo )

Deixei para o fim a breve análise ao nosso jogo de hoje em Borba...
Compreendo a razão do jogo menos conseguido que a nossa equipa realizou na visita à vila da Fonte das Bicas! 
Começámos o jogo como de costume, a dominar, a jogar como gostamos, com boas trocas e posse de bola... mas faltava qualquer coisa, coisa essa que não apareceu até final do jogo! Muito domínio, muita posse de bola, mas sem resultados práticos. Até cerca dos vinte minutos da 1ª. parte, hora em que sofremos o golo que nos iria derrotar, o Borbense nem se tinha acercado da nossa área! Nós já tinhamos falhado um golo praticamente feito, no seguimento de um canto apontado pelo Litos, no segundo poste Alex. Lima, cabeceia contra o corpo do guarda redes, outro ressalto, novo remate, nova defesa, e o Borbense lá afastou a bola da sua área. 
 E na primeira vez que o Borbense conseguiu chegar à nossa área, através de um contra ataque rápido pelo lado direito, cruzamento largo ao segundo poste, onde um jogador do Borbense devolveu de cabeça a bola para a nossa pequena área, e com toda a gente a olhar para o ar, remate de cabeça de um avançado e o 1-0, subiu ao marcador. 
Continuámos o jogo da mesma forma, jogando sem resultados, e foi o Borbense quem esteve perto do dois a zero, noutro  lance rápido, centro para a área, e completamente  solto de marcação, apareceu um jogador azul a atirar como quis, só que acertou no canto esquerdo da baliza defendida por Careca, que, penso eu, nada poderia fazer para evitar o golo, se a bola fosse para dentro da baliza.
E com 1-0, foi tudo para as cabines, para o intervalo. 
Afinadas as agulhas, ( pensávamos... ) iniciámos a 2ª. parte do mesmo modo que a 1ª.! domínando, mas nada conseguíamos. Alguns cartões amarelos mostrados pelo árbitro, nomeadamente ao Samora ( por bocas... penso eu ), e pouco tempo depois o segundo para o mesmo jogador, numa jogada em que poderíamos ter empatado a partida! Lance de ataque do JSA, bola para as costas da defesa do Borbense, Zé Rego isola-se em posição legal, e então aparece na jogada o Samora, que partira de fora de jogo, tocou na bola, o árbitro apitou a posição irregular, e o Zé, profundamente chateado, pontapeia a bola para longe...
Claro está, atendendo às circunstâncias, atitude merecedora de amarelo, no caso dele era o segundo, e o JSA ficou meia hora com menos um elemento em campo. No entanto, não percebo, a dualidade de critérios!  no julgamento de faltas iguais, sanções diferentes! Refiro-me a um lance idêntico, em que um jogador do Borbense, parte de fora de jogo, que lhe é assinalado, continua com a bola remata à nossa baliza, e nada... Siga, com a marcação do fora de jogo! e cartolina nada!
Claro está que não foi por estes lances que a vitória nos escapou...
Mesmo assim, com menos uma unidade em campo, continuámos a ter sempre mais bola em nosso poder, mas sem conseguirmos os nossos intentos. 
Para este encontro, o JSA alinhou com: 

- CARECA, ( G.R.), RICARDO, GIL, VIDIGAL e JOÃOZINHO, (defesa); ALEX. LIMA, TATI e LITOS, (meio campo) ZÉ PINTO, ZÉ REGO e SAMORA (ataque); 

- No banco ficaram: Hugo ( g. r. ) Cláudio, Jorge Lopes, Salabarda, Pimenta, Máximo e Paulinho G. 

Penso que ao fim e ao cabo, atendendo ao conjunto de resultados da jornada, mantivemos o 5º. posto, agora a 5 pontos do Oriola e seis do Bencatelense, que empataram as suas partidas. O Escoural fugiu-nos, pois ganhou em Vila Viçosa, portanto em termos de objectivos nada está hipotecado. Segue-se o Portel, jogo em nossa casa no próximo domingo, que, espero, deverá servir para voltarmos aos três pontos da vitória. 

Até lá, saudações. 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DIVI. HONRA - 16ª. JORNADA - CALENDÁRIO

Domingo 8 de Fevereiro, jornada 16ª. da Divisão maior de Évora. Eis os jogos:

- Redondense - Bencatelense
** Como será desta? Vence o Redondense? Se assim for poderá dar um saltinho na Geral...
- Oriolenses - Arcoense
** O Oriola vem de uma derrota aqui no Alandroal, quererá rectificar e igualar a 1ª. volta.
- Calipolense - Escouralense
** Depois de Vendas Novas, o que fará o Calipolense?
- Portel - Monte Trigo
** Derby entre vizinhos! Empate?
- Montemor - Sp. Viana
** Julgo não ser desta que o Viana começa a recuperação...
- V. Novas - Arraiolense
** Claro que vencerá o comandante!
- Borbense - Alandroalense
** Municipal de Borba, campo em que o Alandroalense não se costuma dar mal de todo! Claro que queremos continuar a manter a tradição: Ganhar os 3 pontos! Embora a tradição já não seja o que era...
Vamos enfrentar esta curta deslocação, com o mesmo espírito que sempre nos norteia: fazer o nosso jogo, apresentar os nossos argumentos, para logo de início tentar chegar à vantagem no marcador. Na frente, será muito dificil ao Borbense dar a volta ao texto.
Continuamos desfalcados do Romão, que recupera a bom ritmo da grave lesão sofrida.
Idem Idem do Tiago Vitorino, este por castigo, mas os restantes chegarão para conseguirmos os nossos intentos.
Queremos fazer um bom jogo, sem casos, e que no fim ganhe aquele que for melhor nos noventa minutos, mais as compensações...

Até domingo...
Saudações

domingo, 1 de fevereiro de 2009

DIV. HONRA - 15ª. JORNADA - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

Resultados da 15ª. jornada hoje disputada...

- Monte Trigo - 2 - Borbense - 1 -
** Possivelmente, naturalmente, venceu o melhor classificado...
- V. Novas - 6 - Calipolense - 2 -
** Mais uma goleada para o Calipolense...
- Bencatelense - 1 - Montemor - 2 -
** O mais forte ditou leis ...
- Arcoense - 2 - Redondense - 2 -
** Redondense subiu um lugar, mas o Viana tem menos um jogo ...
- Escouralense - 4 - Portel - 1 -
** Na frente nada de novo, do primeiro ao quinto da Geral, todos venceram...
- Arraiolense - Sp. Viana ( adiado )
** Jogo adiado possivelmente devido ao mau tempo....
- Alandroalense - 4 - Oriolenses - 0 -

CLASSIFICAÇÃO APÓS MAIS ESTA JORNADA:

1º - Vendas Novas - 41 pontos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2º - Montemor - 40
3º - Monte Trigo - 28
4º - Escouralense - 28
5º -Alandroalense - 25
6º - Oriolenses - 19
7º - Bencatelense - 18
8º - Portel - 16
9º - Arcoense - 15
10º - Calipolense - 14
11º - Borbense - 14
12º - Redondense - 12
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
13º - Sp. Viana - 11
14º - Arraiolense - 8

- Alandroalense - 4 - Oriolenses - 0 -

Tempo chuvoso que durante toda a semana se fez sentir na região, e principalmente durante toda a noite de sábado para domingo, fez com que o Municipal do Alandroal se apresentasse antes do início do jogo no estado que as fotos documentam!


***************************************************************************************
****************************************************************************************
A chuva intensa fez com que antes do apito do árbitro se tivesse que marcar de novo todo o campo de jogo, para que fossem reunidas as condições mínimas para a realização do encontro, sendo dessa opinião a equipa de arbitragem, e o jogo realizou-se.
Para este encontro, o Mister Paulo Tomás fez de inicio alinhar o seguinte onze:

- CARECA, (g. r), RICARDO, GIL, VIDIGAL e SALABARDA, na defesa, TÁTI, JOÃOZINHO e LITOS, no meio campo, ZÉ PINTO, ZÉ REGO e MÁXIMO no ataque,
- No banco sentaram-se - Hugo ( g. r ), Cláudio, Paulinho, Gama, Tiago Branca e Pimenta.
- Na parte final do jogo, Pimenta, Paulinho e Cláudio entraram para os lugares de Máximo, Litos e Vidigal, por esta ordem.
Foi o jogo com o Oriola encarado com a devida seriedade, rigor e postura adequada da nossa equipa, que efectuou uma excelente primeira parte, na qual marcou 3 golos sem resposta, ficando ainda outros possíveis por marcar, sentenciando desde logo o resultado por nós desejado: a vitória.
Não se pense que o Oriola foi pêra doce, pelo resultado pelo JSA alcançado. Trata-se de uma boa equipa, com uma carreira excelente no campeonato, mas hoje encontrou um bom JSA pela frente, e como disse nada há a apontar à nossa vitória, que cedo se começou a desenhar, pois aos 15 minutos ( +/-), na sequência de um canto do lado direito do nosso ataque, marcado pelo Litos, o Tati desviou de cabeça, e o Fanica, azarado para si, tocou para dentro da sua baliza.
Passados dois minutos, nova optima jogada do nosso ataque, com sucessivas trocas de bola, a última para o Litos, que à entrada da área disparou forte com seu melhor pé ( o esquerdo ), sem hipóteses para o G. R. do Oriola. Continuava o JSA a dominar, desenhando boas e rápidas jogadas, e numa delas sucedeu o 3º. golo, após um cruzamento do lado esquerdo, do Litos, a rasgar toda a defesa contrária, aparecendo isolado diante da baliza e Zé Pinto, que não perdoou.
Antes do intervalo ainda houve tempo para outras óptimas jogadas, e alguns incríveis falhanços do Zé Pinto, num lance tirado a químico daquele em que marcou o terceiro, falhou a baliza escancarada atirando ao lado, e noutro belo lance conduzido pelo Gil, que na linha média do Oriola tabelou com o Joãozinho que o isolou e à entrada da área, rematou forte para uma boa defesa do G. R. contrário.
Merecido o descansou que o árbitro ordenou, após o qual, se iniciou a 2ª. parte do prélio.
Entrou forte o Oriola, tentando dar outra imagem de si próprio, mas o acerto defensivo do JSA, continuava a ser óptimo, indo sustendo todas as iniciativas do opositor e lançando rápidas ofensivas, quer pelo lado direito, quer pelo outro, não sendo por isso de estranhar o nosso 4º. golo, obra do Zé Rego, que se isolou desde meio campo, e só com o desamparado G. R. pela frente, não teve dificuldade em desfeiteá-lo! ainda se perderam algumas boas oportunidades, fruto de algum cansaço e menor discernimento que alguns dos nossos já evidenciavam, procedendo o mister às rendições acima indicadas.
O Oriola nunca baixou os braços, tentou sempre encontrar o caminho da nossa baliza, conseguindo também algumas situações mais complicadas para o nosso sector mais recuado, mas como disse, conseguiu manter o zero na baliza de Careca, chegando-se assim ao final do jogo, com a nossa merecida e justa vitória, mais três pontos na classificação, mantendo assim no 5º. lugar mercê das vitórias do M. Trigo e Escoural, que mantiveram a distancia de três pontos para o JSA. Com esta vitória, o JSA deixou a seis pontos o Oriola, e sete o Bencatelense, que no seu reduto baqueou frente ao União de Montemor.
Para o próximo fim de semana, mais um " osso " duro de roer: Vamos a Borba, defrontar o Borbense local. Estamos convictos e apostados em manter esta corrente vitoriosa, embora conscientes das dificuldades que o Borbense nos vai opor. Mas, espero, no final somar os pontos em disputa.
A ver vamos. Saudações