NOTÍCIAS EM DESTAQUE

domingo, 28 de dezembro de 2008

TAÇA DISTRITO DE ÉVORA - OITAVOS DE FINAL

Jogaram-se nas tardes de ontem e de hoje os oitavos de final da Taça Distrito de Évora, cujos resultados a seguir indico:

Sp. Viana Alentejo 4 - Perolivense 3 (a.p.) ( jogo disputado ontem dia 27)
Giesteira 3 - Valenças 3 (3-4 a.p.g.p.)
J.S. Alandroalense 5 - Santana do Campo 1
Monte Trigo 3 - Arraiolense 1
Oriolense 6 - Rosário 0
Escouralense 8 - São Manços 0
Santiago Maior 0 - Estrela Vendas Novas 6
Fazendas do Cortiço 1 - S.C. Bencatelense 2

Destes resultados se infere que ficaram apuradas 7 ( sete ) equipas da divisão de honra, e uma " intrusa " da 1ª. divisão distrital! a equipa de Valenças!
Assim teremos nos quartos de final as equipas assinaladas a negrito no quadro de resultados.
Os resultados desnivelados de JSA, Oriolenses, Escouralense, Vendas Novas e Monte Trigo, indicam que estas equipas, se alguns problemas tiveram, resolveram-nos a contento.
O S. Viana, ao ir para prolongamento com o Perolivense, sofreu um bocado para passar à fase seguinte. Não assisti ao jogo, mas segundo informações de quem esteve presente, houve uma boa réplica do Perolivas, embora o resultado final não mereça reparos.
No único entre equipas da 1ª. distrital, - Giesteira-Valenças - foi mais feliz e ganhou o Valenças, na lotaria dos pontapés da marca de grande penalidade.
Em Fazendas do Cortiço, o Bencatelense conseguiu passar à eliminatória seguinte, mas como o resultada indica sentiu algumas dificuldades.

No jogo Alandroalense - Santana do Campo, apresentaram-se duas equipas desfalcadas, o JSA, com o onze inicial e dois jogadores no banco de suplentes, enquanto o Santana do Campo, se apresentou apenas com o onze titular!

Para este jogo, foi o mister Tomás forçado a apresentar o seguinte onze titular:
- CARECA, (g. redes) TIAGO BRANCA, GAMA, CLÁUDIO E BRUNO VIDIGAL, (defesas), TÁTI, PÁLINHO G. ( sub-cap.) e LITOS, (cap.), (meio campo) e na frente SAMORA, ZÉ REGO e PIMENTA.
No banco, além dos habituais intervenientes, sentaram-se o HUGO ( g. redes ) e o JORGE LOPES (médio )
Como se vê três estreias no Grupo, TIAGO BRANCA ( Ex.- Campomaiorense )
HUGO MEXIA, ( Ex. - Esperança ) e JORGE LOPES ( Ex- Borbense ).
Uma linha algo diferente da habitual, reduzida por impedimentos vários sobre os restantes atletas do plantel, desde lesões, castigos e faltas por motivos profissionais.
Como se diz, só faz falta quem está, os elementos menos utilizados, que hoje eliminaram o Santana do Campo, enquadrados com alguns habituais titulares, mostraram valor suficiente para a contenda e para o futuro, pois o JSA, dominou por completo a situação, pese embora do outro lado estivesse uma equipa só com onze jogadores, mas que deram luta leal, enquanto puderam, esforçando-se por diginificar a sua camisola. Basta dizer-se que foi um jogo em que o árbitro não teve que mostrar a autoridade que lhe é conferida para o efeito. Poucas faltas, poucas reclamações, e apenas um atleta do S. Campo, se lesionou na cara ao chocar com o poste direito da baliza de Careca, no seguimento de um canto contra nós. As melhoras.
E posto isto a "história" do jogo.
Iniciado o mesmo, logo o JSA tomou as rédeas da partida, instalando-se no meio campo adversário, que só esporadicamente de lá saia, mas mesmo assim sem se aproximar da baliza de Careca! Por isso e após alguns falhanços na finalização de jogadas de ataque, não espantou que por volta dos 17 minutos, Samora inaugurasse o placard, dando seguimento a jogada pelo lado esquerdo do nosso ataque, conseguindo isolar-se, rematando ao poste direito do guarda-redes, ressaltando a bola para a sua frente pedindo-lhe o toque final para o gola, o que ele fez.
Continuou o domínio do JSA, repetindo-se as jogadas de ataque, algumas delas bem finalizadas, continuando a boa exibição do guarda-redes Santanista, que, por três ou quatro vezes, tirou da sua baliza bolas de golo quase feito. Seguiu-se o segundo golo, obra do capitão Litos, que na intermediária direita do nosso ataque junto à lateral, apanhou uma bola, flectiu para dentro do terreno, passando por dois adversários, e junto ao canto da grande área, disparou de pé esquerdo, fazendo a bola sobrevoar o guarda-redes, cuja estirada foi insuficiente para negar o golo.
Chegou o intervalo, com este marcador - 2-0 para o JSA.
Começa a segunda parte, e pouco tempo depois, algum deslumbramento da nossa equipa, (embora sempre atacando e com muito perigo, lembro um bom pontapé do Palinho G., que de fora da área levou o esférico a encontrar a trave, ressaltando para fora,) permitindo que o S. Campo conseguisse aparecer em alguns lances junto à nossa grande área.
Num desses lances, depois de várias trocas de bola entre os adversário, junto à nossa área, descaído para o lado esquerdo, a bola apareceu nos pés de um adversário, que chutou rasteiro, e no ângulo inferior direito de Careca, (que não reagiu como costuma...) e marcou o ponto de honra do Santana.
Sol de pouca dura, pois o JSA foi para cima deles, falhando golos incríveis, nomeadamente pelo Zé Rego, ( que estava a jogar debilitadíssimo, por uma gripada que o apoquenta há vários dias, sendo portanto injustos os apupos que escutou por esses falhanços). Respondendo a estes marcou o 3-1 em lance em que se isola pelo lado esquerdo.
Mais alguns ataques sem consequências para a baliza do Santana, e eis que chega o nosso 4º. golo, de novo obra do Litos, ( que assim bisou neste encontro ) finalizando uma bonita jogada ao primeiro toque, aparecendo isolado à entrada da área a executar de primeira um chapéu ao desamparado G. Redes do Santana, que mais não pôde do que seguir a trajectória da bola inalcançável para si! ( Nada vaidoso o Litos que comentando o lance disse ser apenas para predestinados! e o resto não escrevo. )
Tempo ainda para o hoje Sub-Capitão, Pálinho G., ( assentou praça para aí em Coronel...) se redimir do desacerto na trave, marcando o 5º. da tarde, com um remate potente apontado do lado direito do nosso ataque, finalizando assim uma das muitas jogadas gizadas pelo JSA.
E sem mais incidentes deu o árbitro por terminado o desafio com mais dois minutos para além dos noventa.
Assim sendo, continuamos a perseguir um dos objectivos de sempre:Chegar à final da Taça e vencê-la. será desta?

*********************************************************************************************
À parte do escrito sobre este encontro, dizemos que houve necessidade de escolher estes novos jogadores, para fazer face às baixas que o grupo vinha tendo: 2 lesionados, 1 elemento, que disse ir abandonar, e outro que em princípio vai trabalhar para o Algarve!

Além dos novos jogadores que hoje se estrearam, também no domingo passado em Bencatel se estreou o SALABARDA, ( Ex. Rio de Moinhos ).

Fotos do jogo, só amanhã!
Boa noite. Saudações


sábado, 27 de dezembro de 2008

FINAL - 1º. TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS

Pois é, o S. Pedro, não quer nada com estas finais!
Uma quinzena de belos dias a fazer lembrar o Verão! Dia 13 foi o que se viu, e hoje é o que se está a ver e sentir.
FINAIS DE NOVO ADIADAS, POR FORÇA DO TEMPORAL...
PARA QUANDO, AINDA NÃO SEI.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FINAL - 1º TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS

Devido ao mau tempo que se fez sentir no fim de semana de 20 do corrente, decidiu-se a organização do torneio por anular a jornada marcada para aquele sábado, em Cabeça de Carneiro.
Foi a marcada para dia 27 do corrente no mesmo local e horas indicadas, ( que julgo não foram alteradas ).
Lembro o calendário:

- Ás 14 horas:
- G. D. CARNEIRENSE - A. D. C. SANTIAGO MAIOR - 5.º/6º. lugar
- Ás 15 horas:
- J. S. ALANDROALENSE - TERENA/HORTINHAS - 3º./4º. lugar
- Ás 16 horas:
- C. R. JUROMENHA - MINA/ROSÁRIO - 1º./2º. lugar

Amanhã lá estaremos...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

MAIS DE 5.000 VISITANTES...

Atingimos há pouco este bonito número de visitantes em pouco mais de três meses de vida...
Congratulamo-nos por isso, agradecemos a vossa preferência, a continuidade do relacionamento, e se possível o seu aumento...
Para nós é um forte incentivo para continuar a dar notícias, comentar situações, tentar errar menos vezes!...
Bem hajam, Boas festas e um Próspero 2009!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

TAÇA DISTRITO DE ÉVORA - 8/AVOS DE FINAL

Tem lugar nos dias 27e 28 do corrente a disputa dos oitavos de final da TAÇA DISTRITO DE ÉVORA, com os encontros a seguir designados:

GIESTEIRA - - VALENÇAS - -
ALANDROALENSE - - SANTANA DO CAMPO - -
MONTE TRIGO - - ARRAIOLENSE - -
ORIOLA - - ROSARIO - -
ESCOURALENSE - - S. MANÇOS - - ( dia 28/12 às 15 horas )
SANTIAGO MAIOR - - VENDAS NOVAS - -
FAZ. DO CORTIÇO - - BENCATELENSE - -
S. VIANA - - PEROLIVENSE - - ( dia 27/12 às 14,30 horas ),

Atendendo à especificidade da prova, a eliminar numa só mão, muito difícil se torna vaticinar resultados, no entanto porque gosto do difícil, vou arriscar um prognóstico, género totobola,
a ver o que acerto:
- Giesteira - Valenças - Jogo entre equipas da mesma série da 1ª. divisão distrital, vou pela vitória dos da casa - 1
- Alandroalense - Santana do Campo -
Não é que pense em facilidades, até porque temos alguns jogadores castigados, outros lesionados, mas aposto claramente na vitória do JSA - 1
- Monte Trigo - Arraiolense -
Monte Trigo em casa, não dá deverá dar hipóteses ao Arraiolense - 1
- Oriola - Rosário -
Não vejo possibilidade de surpresa ... 1
- Escouralense - S. Manços -
Idem Idem aspas aspas ... 1
- Santiago Maior - Vendas Novas -
Difícil, mas mo fim Vendas Novas passará... 2
- Faz. do Cortiço - Bencatelense - Voto no Bencatelense, embora com muitas dificuldades... 2
- Sporting de Viana - Perolivense - Por muito boa vontade que o Perolivense possa demonstrar, o Viana deverá sair vencedor... 1

E pronto, aqui está a minha antevisão a mais esta jornada da Taça Distrito de Évora.
Nada melhor que aguardar pelas 17,30 de domingo para tirar as dúvidas e ficar a saber que estará no próximo sorteio.
Até lá um bom desportivo 2009, para todos.
Saudações.

DIV. HONRA - 11ª. JORN. - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Jogou-se no passado fim de semana a jornada acima indicada, que conheceu os resultados abaixo indicados:

-Borbense - 1 - Portel - 1 -
* - Menino Jesus democrata - 1 prendinha para cada um ...
- Oriolenses - 5 - Calipolense - 1 -
* - Vaticinei perigo de afogamento na Barragem, e não me enganei, apesar da mesma estar seca...
- Redondense - 0 - Vendas Novas - 2
* - Vendas Novas em frente...
- Montemor - 3 - Escouralense - 0 -
* - Vingada a eliminação da Taça, e o Montemor continua em segundo...
- S. Viana - 0 - Monte Trigo - 1 -
* - Monte Trigo, possivelmente mais forte, levou a prenda ...
- Arraiolense - 1 - Arcoense - 0 -
* - Parabéns ao Arraiolense pela 1ª. vitória na prova...
- Bencatelense - 0 - ALANDROALENSE - 3

CLASSIFICAÇÃO após a 11ª. jornada:

1º. - VENDAS NOVAS ------------ 31 pontos
-------------------------------------------------------------
2º. - MONTEMOR ---------------- 28 "
3º. - MONTE TRIGO ------------- 23 "
4º. - ESCOURALENSE ----------- 19 "
5º. - ALANDROALENSE --------- 18 "
6º. - ORIOLENSES ---------------- 18 "
7º. - BENCATELENSE ------------ 13 "
8º.- PORTEL ------------------------ 12 "
9º.- BORBENSE -------------------- 11 "
10º.- ARCOENSE -------------------- 11 "
11º. - S. VIANA ----------------------- 9 "
12º.- REDONDENSE --------------- 9 "
------------------------------------------------------
13º.- CALIPOLENSE --------------- 8 "
14º.- ARRAIOLENSE -------------- 4 "

Como atrás se vê, o JSA deslocou-se a Bencatel, para defrontar " o Furacão BENCA ", o que, apesar de confiantes, nos levava um pouco apreensivos sobre o que aí se iria passar.
Esteve uma bela tarde de sol, e do furacão, nem sinal! Deverá ter-se transformado numa leve brisa, que no local se fazia sentir, contribuindo assim para uma tarde amena, óptima prática de desporto rei, levando a que se registasse uma boa casa, com uma assistência a princípio entusiasmada, ( no fim nem tanto...), puxando maioritariamente pelos da casa.
Iniciado o jogo, e o " furacão " sem aparecer! Foi então que, com epicentro no Alandroal, um vendaval de bom futebol, táctica e tecnicamente superior, fez a sua aparição, estilhaçando por completo as forças visitadas, mas mesmo assim, assistiu-se depois a uma boa partida de futebol, onde a roçar o quarto de hora, teve o Bencatel uma das suas raras oportunidades, para importunar o guardião visitante: remate forte, colocado, feito pelo Pedro Basófia, e quando os adeptos do Bencatel preparavam os pulmões para festejar, eis que, com uma defesa impressionante, sacudindo a bola para canto, Careca nega o golo ao rematador.
Voltou o JSA ao domínio dos acontecimentos, desenhando boas jogadas entre os seus jogadores, adivinhando-se o golo que materializasse o seu domínio. Esse golo aconteceu em cima do final da primeira parte, por intermédio do Tiago Vitorino, finalizando uma jogada ao primeiro toque entre quatro jogadores seus companheiros.
Iniciou-se o segundo tempo, e assistiu-se a uma natural reacção do visitados, tendo nesse período mais ou menos de dez, quinze minutos, nova oportunidade bem resolvida por Careca e seus pares, e a partir daí última meia hora foi toda do JSA, marcando ( cerca da meia hora de 2ª. parte ) o 2-0, pelo Máximo, finalizando nova boa jogada da equipa, com um indefensável pontapé apontado ao ângulo superior direito da baliza bencatelense, de nada valendo a estirada do seu guarda redes. Continuou o "vendaval ", e a quinze minutos do fim entrou o Samora, que postando-se no flanco direito do ataque do JSA, acabou por dar cabo de algo que ainda restasse intacto nessa zona. Teve primeiramente oportunidade de fazer o 3-0! isolou-se, mas rematou contra o guarda-redes, que fez assim, boa defesa.
O JSA continuava a atacar, e no seguimento de um canto apontado pelo Litos, no coração da área apareceu o Samora, sem marcação a executar um potente cabeceamento para o 3-0 final.
Em suma, vitória sem contestação do JSA, somando assim 3ª. vitória consecutiva, em crescendo de produção atacante, e confirmando a costumada solidez defensiva, esta, só ofuscada pela tarde negra de Monte do Trigo.
Temos Grupo, temos Equipa, enfim temos todos os ingredientes para continuar a lutar pelo que pretendemos, e estou convicto de que assim vamos continuar.
Para este encontro continuou o Mister a seguir a "máxima" - em equipa que ganha, não se mexe - e assim fez alinhar a equipa que iniciou o pretérito desafio com o Arcoense:

- CARECA, ZÉ PINTO, JOÃOZINHO, GIL, VIDIGAL, ALEX. LIMA, ZÉ REGO, TATI, MÁXIMO, TIAGO VITORINO E LITOS ( cap. )

- No banco: Paulinho G. Cláudio, Samora, Pimenta, Salabarda e ( Gama )
- Destes jogaram na segunda metade Samora, Pimenta e Salabarda.

Vamos assim, de ego cheio, passar a consoada, junto de quem mais desejarmos, e no próximo domingo mais uma jornada da Taça, onde recebemos o Santana do Campo, e lógicamente pretendemos seguir em frente.

BOAS FESTAS para todos, e que o menino Jesus, nos traga o que desejarmos, dentro do possível, são os votos de todo o JSA.

SAUDAÇÕES.














sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

DIVISÃO DE HONRA - 11ª. JORNADA dia 21-12-2008

É já com ideia nas prendas que possivelmente iremos receber, mas mais naquelas que devemos oferecer, que fazemos os aprontamentos necessários para a próxima jornada da Div. de Honra da AFÉVORA.
Traçou o sorteio, para esta jornada, o seguinte calendário:

Borbense X Portel
Oriolenses X Calipolense
Redondense X Vendas Novas
Montemor X
Escouralense
S. Viana X Mte. Trigo
Bencatelense X ALANDROALENSE
Arraiolense X Arcoense

Face aos jogos programados, há na jornada jogos interessantes, e de desfecho imprevisível, por isso fazer futurologia sobre os mesmos, é um trabalho arriscado e, sem dúvida, sujeito a falhas.
Mas, como dos fracos não reza a história, aí vão os meus vaticínios:

- Borbense - Portel -
* - Devo atribuir algum favoritismo ao Borbense, talvez devido ao factor casa...mas, borbenses, desconfiem dos de Portel - o Redondense que o diga...
- Oriolenses - Calipolense -
* - Atendendo ao histórico do Campeonato até esta altura, acho que mesmo com os "reforços", o Calipolense vai ter que "nadar" muito para conseguir atravessar a barragem sem se afogar...
- Redondense - Vendas Novas -
* - Penso que a Fonte Seca dos Foros, vai continuar assim... Vendas Novas favorito.
- Montemor - Escouralense -
* - Cá está um dos jogos de desfecho imprevisível ... Os unionistas deverão querer vingar a eliminação da Taça, às mãos, ( e aos pés ), do Escouralense! Batalha rija, mas o União, não vai querer deixar fugir o V. Novas...
- S. Viana - Monte Trigo -
* - Jogo difícil para os dois, mas fora de casa o M. T., não é tão forte como no seu novo relvado... mas deverão conseguir levar a água ao seu moinho, e levar os 3 pontinhos nas botas.
- Arraiolense - Arcoense
* - Jogo entre os promovidos da época passada. 1ª. vitória do Arraiolense na prova? Cá estamos para ver...
- Bencatelense - ALANDROALENSE-
* - Deixei para finalizar, o outro jogo que será de considerar de final imprevisível: o nosso jogo em Bencatel, tendo embora a convicção de que a nossa equipa vai continuar na senda das últimas boas exibições, querendo trazer para o Alandroal os 3 pontos em discussão.
Sabemos que não vai ser fácil, uma vez que para nós tem sido um campo particularmente difícil, dado que o Bencatelense põe no jogo toda a sua garra, toda a sua genica, todo o seu querer, e tem com isso conseguido impedir os nossos propósitos.
Não vai fugir à regra o próximo jogo, mas, não obstante a boa carreira caseira do Bencatelense, e todos os seus predicados, isso vai ser insuficientes para nos impedir de continuar a rota que traçámos, ficar classificados num dos cinco primeiros lugares, e nada melhor que vencer para conseguir esse desiderato.

E pronto, está dito, queremos continuar no 5º. posto.
Até Domingo em Bencatel, que ganhe o melhor, e que este seja o JSA!

1º. TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS -

Em 8 de Dezembro postei um "comentário" à jornada das meias finais do torneio mencionado em epígrafe, jornada essa que decorreu no Municipal do Alandroal.

Logo após a publicação, fui alertado para o facto de o meu escrito não estar correcto, nomeadamente no que respeitava ao CRJ. Li e reli o que escrevera não me parecendo "a mim" que o comentário contivesse algo de desprestigiante, na intenção com que fora escrito, fosse para quem fosse.

Mesmo assim, para evitar mal entendidos, pensei explicar-me pessoalmente com os visados no dia das finais, (que não se realizaram devido ao mau tempo), e surgindo hoje a oportunidade de telefonicamente falar com o responsável do CRJ, ele me disse o motivo pelo qual achava descabido e fora de propósito e contesto do Torneio, aquilo que eu escrevera!

Analisando agora, com os olhos de leitor o que escrevi, também eu chego à conclusão de que, de facto, pode ser dada ao escrito uma interpretação atentatória, até insultuosa, para o bom nome das equipas vencedoras dessas meias finais, o Clube de Rugby de Juromenha, a Mina/Rosário e de todos os seus componentes.

Não foi essa a minha intenção, longe de mim tal ideia, de que o escrito pudesse ser interpretado como sendo "propositado " o atraso no início dos jogos ... A partir de hoje, vou pensar duas ou mais vezes antes de escrever qualquer coisa, e fá-lo-ei, pondo-me na pele dos leitores. Prometo.

Penitencio-me pelo facto, e, confiando em que sejam aceites, apresento as minhas públicas desculpas, ao CRJ, e à M/R, reiterando de novo a não intenção de ofender quaisquer dos intervenientes nessa jornada do Torneio.
Tentei, isso sim, " brincar " um pouco com a situação sucedida.

Termino. Saudações.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CANTINHO DO ESPECIALISTA - 8

A MASSAGEM NO DESPORTO
TÉCNICAS DE MASSAGEM
PERCUSSÃO

Consiste em dar pequenas pancadas, bater e martelar sem violência, intermitentemente, com um movimento alternado da palma ou bordo cubical das mãos, dedos ou punhos. Os golpes são bruscos, de intensidade igual, com uma cadência regular e viva. Tem uma acção excitante, provocando um notável aumento do fluxo sanguíneo, nunca devendo ser usada sobre uma região dolorosa.


Participação do departamento de massagens do futebol sénior do J.S.ALANDROALENSE - 2008/12/08

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DIVISÃO DE HONRA - 10ª. JORN. - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Disputou-se no fim de semana passado ( dias 13 e 14 ) a 10ª. jornada da DIVISÃO DE HONRA - DISTRITAL DE ÉVORA, que teve os seguintes resultados:

- ESCOURALENSE - 3 - S. VIANA - 0 - ( jogado sábado dia 13 )
- BORBENSE - 2 - ARRAIOLENSE - 0 -
- PORTEL - 1 - ORIOLENSES - 0 -
- CALIPOLENSE - 1 - REDONDENSE - 0 -
- VENDAS NOVAS - 1 - MONTEMOR - 0 -
- MONTE TRIGO - 6 - BENCATELENSE - 0 -
- ALANDROALENSE - 5 - ARCOENSE - 0

Após esta jornada a classificação ficou assim ordenada:

1º. - VENDAS NOVAS - 28
-------------------------------------
2º. - MONTEMOR - 25
3º. - MONTE TRIGO - 20
4º. - ESCOURALENSE - 19
5º. - ALANDROALENSE - 15
6º. - ORIOLENSES - 15
7º. - BENCATELENSE - 13
8º. - ARCOENSE - 11
9º. - PORTEL - 11
10º. - BORBENSE - 10
11º. - S. VIANA - 10
12º. - REDONDENSE - 9
---------------------------------
13º. - CALIPOLENSE - 8
14º. - ARRAIOLENSE - 1

Pelo atrás mostrado, vemos o Vendas Novas de vento em popa, rumo à III divisão nacional, fazendo jus ao favoritismo que, sem excepção, todos lhe atribuem, e em sentido inverso, na cauda do pelotão, e em zona de descida, o "histórico" CALIPOLENSE, e o recém promovido ARRAIOLENSE.

Pelo meio, mais lugar, menos lugar, temos a subida do JSA, ao 5º. posto, recolocando-nos assim num dos postos objectivados para a época em curso.

**********************************************************************************
Continuando a sua carreira ascencional, o JSA, recebeu e bateu ( 5 - 0 ), números que não deixam quaisquer dúvidas sobre a justeza dessa vitória, o campeão da 1ª. divisão distrital da época passada o Sporting Arcoense.
Está a fazer uma óptima carreira o Arcoense, ( disso sendo prova os 11 pontos já amealhados, alguns com adversários, em princípio, com objectivos diferentes dos seus), e se apresentou no Alandroal, vitorioso sobre o Monte Trigo, ao que dizem, sem apelo nem agravo, na jornada passada.
Tem, como disse, o JSA, nas duas últimas jornadas, vindo a subir a sua produção de jogo, fazendo uma boa exibição em Arraiolos, e ontem, o jogo que teve apenas um sentido: a baliza do Arcoense!
Iniciado o encontro logo se viu, que o JSA estava na disposição de dar continuidade ao conseguido em Arraiolos, conquistar os 3 pontos em assunto.
Muito contestou no final o Arcoense, a arbitragem do desafio, nomeadamente pela expulsão ( duplo amarelo) a um dos seus atletas por volta dos (+/-) 20 minutos de jogo.
Parece-me que não errou a arbitragem no juízo aos lances de que resultou a expulsão, a qual mais condicionou os intentos do Arcoense.
Marcou o JSA, o primeiro golo pelo ZÉ Rego, encostando um centro remate da esquerda do Vitorino ( se não estou em erro ), resultado que não sofreu alteração até ao intervalo. Conseguiu o JSA uma boa exibição, apenas com o senão de falhar a concretização de algumas jogadas com princípio, meio e fim falhado. Defendia-se o Arcoense conforme podia, agrupando os jogadores em frente à sua área, conseguindo sair algumas vezes com tímidos contra ataques, que pouco chegaram a incomodar Careca, pois morriam na defesa colocada à sua frente.
Começou a 2ª. parte, continuando o JSA a dominar os acontecimentos, não sendo surpresa o avolumar do resultado, - Litos 2-0, Joãozinho - 3-0, e pelo meio vários lances que a serem concretizados dariam um resultado demasiado pesado para o visitante, que por querer amenizar o marcador desguarnecia as linhas atrasadas, disso sendo exemplo o 4º. golo do TATI, que arrancou da linha média do JSA, vendo espaço para progressão à sua frente, galgou terreno isolando-se frente ao guarda redes, batendo-o sem apelo. E já com o final do encontro à vista aconteceu o 5º. golo, obra do Pimenta, em recarga a uma defesa incompleta do guarda redes, a remate do isolado Zé Rego.
Foi esta, quanto a mim, a mais conseguida exibição do JSA, em termos de futebol jogado, entrega dos intervenientes. Parabéns, pelo conseguido, e peço continuação dessa disposição para os próximos jogos, nomeadamente o mais próximo, já no domingo que vem em Bencatel, onde poucas vezes costumamos ser felizes. Vamos inverter essa regra.

Para defrontar o Arcoense, o mister Paulo Tomás, fez alinhar de início o mesmo onze de Arriaolos, com a entrada do Zé Pinto para defesa direito, substituindo o castigado Ricardinho.
Eis a linha:
- CARECA, ZÉ PINTO, JOÃOZINHO, GIL, VIDIGAL, ALEXANDRE LIMA, ZÉ REGO, TÁTI, MÁXIMO, VITORINO E LITOS, ( que alinharam com os números de 1 a 11 ).















No banco sentaram-se: PAULO GERVÁSIO, CLÁUDIO, SAMORA, PIMENTA, SALABARDA, e GAMA, ( com os números de 13 a 18 ). Destes, foram utilizados o Pimenta, o Samora e o Gama, que substituíram, Joãozinho, Máximo e Gil.
Zé Pinto, foi o único jogador do JSA, a ver a cartolina amarela, sensivelmente ao quarto de hora de jogo.
É esta a minha opinião sobre o que se passou no Municipal do Alandroal.
Até para a semana.

1º. TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS

Devido ao mau tempo que se fez sentir no passado fim de semana, decidiu a organização do torneio por anular anular a jornada marcada para Cabeça de Carneiro, que se deveria disputar no pretérito sábado.
Assim foi marcada para dia 27 do corrente no mesmo local e horas indicadas.
Lembro o calendário:

- Ás 14 horas:
- G. D. CARNEIRENSE - A. D. C. SANTIAGO MAIOR - 5.º/6º. lugar
- Ás 15 horas:
- J. S. ALANDROALENSE - TERENA/HORTINHAS - 3º./4º. lugar
- Ás 16 horas:
- C. R. JUROMENHA - MINA/ROSÁRIO - 1º./2º. lugar

Por isso até dia 27 em Carneiro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DIVISÃO DE HONRA - 10ª. JORNADA

Tem lugar no próximo fim de semana, a realização da 10ª. jornada da Div. Honra, que engloba os seguintes encontros: 

-ESCOURALENSE    *  SPORTING DE VIANA    - Dia 13-12-2008(sábado)

DOMINGO DIA 14-12, JOGAM-SE AS RESTANTES PARTIDAS: 

Breve antevisão pessoal dos encontros da jornada. 

- Escouralense  -   S. Viana         - Escoural volta às vitórias?
- Borbense         -   Arraiolense  -  Favoritismo para os visitados...
- Portel              -   Oriolenses    -  Derby entre vizinhos.  Melhor o Oriola? talvez empate...
- Calipolense     -  Redondense  - Aposto no Calipolense...
- Monte Trigo   -  Bencatelense  - Claramente Monte Trigo.
- V. Novas          -  Montemor      - Jogo grande da jornada, quem rirá no fim? não arrisco!
- Alandroalense-  Arcoense        - 

Tem o JSA nesta jornada um duro osso para roer, no entanto, queremos os três pontos em disputa!
Vem o Arcoense de uma saborosa vitória caseira sobre o Mte. Trigo, mas cá na nossa casa queremos mandar nós. Penso que será um jogo difícil para ambos os grupos, e ganhará o que falhar menos, e só espero que os nossos afinem a pontaria, corram, lutem com dignidade na defesa do Clube que representam. Sobretudo amor-próprio em alta, e no fim poderemos sorrir com a conquista do prémio: a Vitória. e na consciência a razão do dever cumprido. 

Força rapazes, que melhores dias se aproximam. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

1º. TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS

Jogaram - se sábado dia 6 do corrente no Municipal do Alandroal, as meias-finais do 1º. Torneio de veteranos do Alandroal, disputando-se os dois encontros programados com os seguintes resultados:

- C. R. JUROMENHA - 6 - TERENA/HORTINHAS - 1 -
- J. S. ALANDROALENSE - 1 - MINA/ROSÁRIO - 2 -

E pronto, com este resultado, o JSA não disputa a final do torneio em título.
Tinhamos vontade de estar na final, alicerçada esta na boa equipa de que dispomos, mas é futebol !
Vamos agora pelo menos, tentar ficar no lugar mais baixo do pódio classificativo, assumindo desde já esse objectivo!

Na antevisão desta jornada, tinha dito, que o 1º. jogo se iniciaria às 15 Horas - TMG,! Valia mais ter ficado quieto, pois, organização, as 3 equipas - arbitragem incluída, borrifaram-se para o TMG, e o jogo iniciou-se as 15 horas TMG, mais quase quarenta e cinco minutos. Claro que este atraso teve imensa influencia, não só no resultado do 1º. encontro, mas muito principalmente no 2º. jogo da tarde/noite! Senão vejamos:

1º. - Se o jogo tivesse iniciado à hora marcada, os internacionais da selecção de Juromenha, não teriam chegado a horas de desequilibrar a partida a seu favor!

2º. - Se o jogo tivesse iniciado à hora marcada, a equipa da Mina / Rosário, não teria recebido após o intervalo, os reforços que inclinaram, e de que maneira, o campo em direcção da baliza de Aperta;

e assim em vez de estarmos agora a carpir mágoas, possivelmente os finalistas do torneio seriam outros.

Sobre as partidas, digo que na primeira, os de Terena-Hortinhas, se apresentaram em campo dispostos a complicar e muito a vitória dos Juromenha. e até ao intervalo, o 1-1 era lisonjeiro para a selecção de Juromenha!, pois além de equilibrarem a contenda no marcador, os de T/H. dispuseram de oportunidades em maior número, para que esse mesmo tivesse outros números.

Passado o descanso, logo no primeiro minuto da segunda parte, defesa incompleta da guarda redes do Terena/Hortinhas, e um dos reforços do CRJ, mudou o rumo dos acontecimentos, e mais 4 golos sucederam na baliza de Terena, ficando até mais alguns por seguir esse caminho.

Foi já com a luz artificial iluminando o terreno de jogo que iniciou o jogo JSA - Mina/Rosário.
Nada nem ninguém se atreveria a vaticinar o resultado final.

É certo que a M/R. iniciou o jogo dando avanço, começando a luta com menos um elemento.
Deste facto não aproveitou o JSA, que cedo começou a dominar os acontecimentos, marcando o golo, já com 11/11, um espectacular golo do Zé Daniel. deixando pregado ao solo o opositor guarda das balizas da M/R. De seguida, passado pouco tempo, teve o mesmo Zé Daniel a oportunidade de marcar o segundo, mas a correria que fez para apanhar a bola lançada em profundidade por um companheiro, deixou-o sem forças para fazer o mais fácil... atirou por cima da barra. Continuava o jogo de um só sentido, e foi a seguir o Manel Valente, quem do lado direito, rematou cruzado, batendo o guarda redes, substituído pelo poste, e no ressalto a bola caiu nas mãos do Nelson, que continuava caído, após a tentativa de defesa. Foi o canto do cisne do JSA, chegou o intervalo, e a seguir o pesadelo para a nossa equipa.

Ao intervalo entraram os reforços da M/R, ( Zé Maurício e companhia), e não mais o JSA conseguiu ligar o seu jogo, e as situações de perigo iam-se sucedendo junto à baliza do Aperta, e foi numa precipitação deste, que uma eternidade depois da infracção cometida, o árbitro, após demorada consulta com o árbitro auxiliar do lado dos bancos, decidiu marcar livre indirecto dentro da nossa área( junto à marca de grande penalidade ). Formou-se a nossa barreira quase em cima da linha de golo, mas foi impotente para deter o remate inimigo, que tabelando na barreira igualou o marcador.
Não se alterava o cariz do jogo, e de novo azar para o JSA, confusão dentro da nossa área, remates, ressaltos, e quando o Loca, tenta afastar o maldita bola dali, pontapeia a maldita, que procura a perna de um M/R, voltando para trás para dentro da nossa baliza.

Desalento total. Mas para o ano há mais se Deus e mais alguém quiser!

Depois foi o despachar para a 3ª. parte, jogada nos Serviços Sociais da Camara. Não houve aí vencedores, nem vencidos!

Despedimo-nos até dia 13, em Cabeça de Carneiro, dia das grandes finais, para ordenação final da classificação do Torneio.

Aí jogar-se-ão as partidas, nos horários de indico ( se entretando não houver qualquer alteração)

- 5º / 6º. lugar
- G D CARNEIRENSE - A. D. C. SANTIAGO MAIOR - às 14 horas
- 3º. / 4º. lugar
- TERENA/HORTINHAS - J. S. ALANDROALENSE - às 15 horas
- Final - 1º. / 2º. lugar
- MINA/ ROSÁRIO - C. R. JUROMENHA - às 16 horas

Até Carneiro se Deus quiser.

domingo, 7 de dezembro de 2008

DIV. HONRA - 9ª. JORN. RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

Teve lugar esta tarde a disputa da 9ª. Jornada da Div. de Honra - Distrito de Évora, com os encontros e resultados a seguir indicados :

Arraiolense 0-2 Alandroalense
Arcoense 1-0 Monte Trigo
Bencatelense 2-1 Escouralense
Sp. Viana 1-3 V. Novas
U. Montemor 5-0 Calipolense
Redondense 0-4 Portel
Oriolenses 2-1 Borbense

Após estes resultados a Classificação Geral ficou assim ordenada:

1U. Montemor25



















2Estrela FC V. Novas25



















3Monte Trigo17



















4Escouralense16



















5Oriolenses15



















6Bencatelense13



















7Alandroalense12



















8Arcoense11



















9Sp. Viana10



















10Redondense9



















11Portel8



















12Borbense7



















13O Calipolense5



















14Arraiolense1

Posto isto um breve comentários à jornada.
Sem ferir susceptibilidades, considero resultados surpresa, a derrota do Monte do Trigo nos Arcos e a vitória do Portel no confronto com o Redondense. Nos restantes jogos, acho que os favoritos impuseram a sua força. Talvez em Bencatel tivesse havido meia surpresa...

Em Arraiolos, o JSA regressou às vitórias, somou os 3 pontos em jogo, subiu um lugar na tabela classificativa. Mas tão importante quanto isso, foi o retomar da vontade de vencer, da garra, do sacrifício, do querer fazer mais alguma coisa de bom para o JSA.

Num pelado completamente encharcado, lamacento, pesado, tornado assim pelo tempo chuvoso que hoje imperou, até no decorrer do jogo, em que a primeira meia hora de jogo foi jogada debaixo de chuva intensa, mas logo aí se notou uma nova disposição de luta dos nossos atletas, que cedo alcançaram vantagem no marcador num livre directo, à entrada da área do Arraiolense, cobrado pelo capitão Litos, sem hipóteses para o guarda redes adversário. Antes do golo, já tinhamos criado duas oportunidades, e daí para a frente e até final, perdi o conto às situações de perigo que criámos. Verdade eja dita, que o Arraiolense, também criou duas ou três situações complicadas para Careca e seus pares, que as resolveram a contento.
Marcou o GIL, já na segunda parte, o nosso segundo golo, numa jogada confusa dentro da área do Arrailos. Embora o trabalho da equipa de arbitragem nos tenha parecido aceitável, onde teve alguns lances contestados quer por uma equipa quer pela outra, o seu maior erro foi deixar passar em claro um lance indiscutível de grande penalidade sobre o Zé Rego! Foi um lance daqueles que só não vê quem não quer ou está de costas para o lance, o que não era o caso.

Para esta partida o JSA alinhou com: CARECA, RICARDO, VIDIGAL, GIL E JOÃOZINHO, ALEX. LIMA, TATI e LITOS, MÁXIMO, ZÉ REGO E VITORINO.

Foram " bancários ": Paulo Gervásio, Gama, Zé Samora, Zé Pinto e Pimenta, destes cinco entraram no decorrer da 2ª. parte, Zé Pinto, Pimenta e Paulo Gervásio.

Segue-se mais uma semana de trabalhos, com treinos 3ª., 5ª. e 6ª. feira, para dia 14 recepcionarmos o Arcoense, no Municipal do Alandroal, com o único propósito de amealharmos os 3 pontos em disputa nesse jogo. Não vai ser fácil, no entanto confiamos nas nossas possibilidades para levar de vencida uma das surpresas do campeonato.

Até lá...