NOTÍCIAS EM DESTAQUE

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

" PRESO POR TER CÃO..."

PRESO POR TER CÃO... - episódio 1-

Após o interregno de mais ou menos 12 anos, em 2002 reactivou-se no Alandroal, a prática do futebol sénior a cargo do JUVENTUDE SPORT ALANDROALENSE.

Era objectivo da Direcção então empossada a subida à DIVISÃO DE HONRA do distrito, em dois anos.
Nessa época 2002/2003, se bem se lembram, à oitava jornada o JSA encontrava-se em último lugar a 12 pontos do ARRAIOLENSE que seguia em 1º. lugar com 20 pontos! Por essa altura reforçá-mo-nos com o Manuel Gonçalves, e daí até final não perdemos mais nenhum encontro, tendo-se consumado a subida à divisão de HONRA, logo no primeiro ano de competição.

Desde aí épocas 2003/2004 até à época 2008/2009, competimos na Honra elevando bem alto o nome do Alandroalense, e do concelho do Alandroal.

A formação de jogadores no concelho do Alandroal, fora nula nas épocas transactas a 2002/2003, razão pela qual o JSA teve que recrutar praticantes nos concelhos limítrofes e não só.
Elvas era ( e continua a ser ) um bom local de recrutamento de jogadores, mercado onde encontrávamos um grande número de jogadores para a nossa equipa!

Chegámos a um ponto, em que tinhamos 11/12 jogadores dessa localidade.

Ao longo destes 5 anos, fomos massacrados ( nós direcção ) com os mais variados comentários, que a equipa era " O ELVAS - B " - o BAIRRO DA BOA FÉ - OS ELVENSES, enfim e outros comentários que não vale apenas trazer à lembrança!

Antes do início desta época 2009/2010, chegou a Direcção à conclusão ( talvez já com algum atraso ...) que era imcomportável e inviável continuar com uma equipa de futebol sénior formada naquelas condições, e assim decidiu-se parar com o escalão sénior e virarmo-nos para a formação ( juvenis e juniores ) para aí arranjarmos matéria prima para reiniciarmos o futebol sénior já com uma maior predominância de jogadores do concelho. Assim fizemos.

Embora tivéssemos recebido mensagens apoiando a nossa decisão, foram muitas mais as mensagens discordantes, algumas ( considerei eu ) em tom demasiado ofensivo para a Direcção do JSA, e por isso não foram publicadas no Blogue.

PRESO POR TER CÃO... fim do episódio 1!

********************************************************************************
PRESO POR TER CÃO ... episódio 2

Metemos mãos à obra e demos inicio à FORMAÇÃO.
Tratámos dos contactos, arranjámos treinador, adjunto, apoio, e jogadores!
No primeiro treino dos JUVENIS- apareceram 25 jogadores!
Temos gente!

Tenta a Direcção do JSA, em protocolo com a edilidade, dar condições um pouco acima das mínimas para que estes jovens possam praticar desporto, jogando o jogo que possívelmente mais gostam: Futebol!

Temos:
- Transporte de e para os treinos,
- equipamentos para treino, e lavagem dos mesmos
- equipamento para jogo,
( tudo isto sem quaisquer encargos para os pais )
Enfim julgamos dar condições para que o mínimo não falte aos nossos futuros jogadores.

Apenas lhes pedimos a comparência, e a boa vontade para fazerem aquilo que gostam.

- Mas... ( não há bela sem senão...) preparámos a papelada para a inscrição na ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ÉVORA, tendo a ficha de inscrição que ser assinada pelo jogador e pelo pai, mãe ou responsável legal.

- Quatro jovens do Alandroal, após levarem para casa a documentação para ser assinada, comunicaram ao treinador ( disseram eles...), que os pais não os autorizavam a jogar futebol!

Comparando as condições que proporcionamos, com as praticadas na capital do Distrito, custa-nos a crer que isto se possa passar no Alandroal, onde se critica toda uma falta de iniciativas para ocupação da juventude, e quando algo se tenta fazer, não se apoia!

Em Évora, desde a idade de cinco, seis anos os clubes tem escolinhas de futebol, que funcionam do seguinte modo:
- Mensalidade
- Equipamentos de treino
- Lavagem dos mesmos
- Transporte de e para os treinos
- Obrigatoriedade dos pais serem sócios dessas Instituições

Tudo isto por conta dos pais dos alunos...

A DIRECÇÃO DO JSA, desejava e pedia um maior apoio por parte dos pais, familiares e amigos que aparecessem aos treinos e aos futuros jogos acompanhando os seus filhos e amigos.


PRESO POR TER CÃO... fim do episódio 2

Saudações.

4 comentários:

Anónimo disse...

É a pura das verdades o que aqui se conta neste post. Os miúdos e respectivos pais pensam que em Évora existem melhores e mais condições para a prática desta modalidade a que chamam desporto rei: Futebol. Puro engano meus senhores! Como aqui é dito nos clubes de Évora de maior renome (Juventude e Lusitano) só falta os pais jogaram pelos filhos já que têem as despesas todas a seu cargo (equipamento, higiene, exames médicos, mensalidade, cotas de sócio e transporte). É uma vergonha o que faz com estes miúdos nos clubes que se dizem grandes a nivel distrital! "Roubam" aos pequenos para dar aos grandes e depois temos situações como esta do Alandroal em que os miúdos querem jogar futebol e os pais pensam que ir para Évora é muito melhor!

francisco tátá disse...

Verdades que custam a engulir...mas enfim... é preciso ter estômago para suportar certas injustiças.
Serei sempre J.S.A.
Xico Manel

Anónimo disse...

em quanto as pessoas do alandroal nao acompanhar o clube da terra o alandroal nao vai a lado nenhum sejam os jogadares do alandroal,elvas, borba, vila vicosa pk as pessoas da vila so gostam de touradas e depois ainda se queixam que nao ha nada para os jovens. As pessoas do alandroal deviam ter vergolha da maneira k pensam e vem as coisas!

Anónimo disse...

e verdade anonimo, mas temos de seguir com o desporto porque isso e que interessa hoje em dia... e com equipas jovens podemos vir a chegar a seniores e se possivel jogar com as excelentes equipas de portugal.