NOTÍCIAS EM DESTAQUE

terça-feira, 17 de março de 2009

CANTINHO DO ESPECIALISTA - 12

É este o "especialista" - colaborador do Blog, com os artigos sobre " A massagem no desporto " aqui inseridos ao longo destes cinco meses de vida do mesmo. ANTÓNIO MATUTO de seu nome.

A MASSAGEM NO DESPORTO

A MASSAGEM NO TRATAMENTO DE LESÕES DESPORTIVAS
CONTUSÕES
As opiniões divergem em relação à indicação da massagem precoce, não só no tratamento das contusões, como também nas restantes patologias desportivas mais frequentes. Os que a preferem, apontam períodos de inacção do atleta mais curtos, os que a evitam precocemente, referem o perigo do agravamento da lesão.
Se for feita inicialmente, a massagem será a principio calmante e descongestionante fazendo-se uso de afloramento e fricções superficiais em «ponta», isto é, ladeando a zona atingida, associando-lhe fricções «radiais», fricções cujo inicio do movimentos faz à periferia da lesão, na direcção da circulação de retorno. quando a dor permite, passar-se-á progressivamente para a pressão e vibração locais, com empastamento cutâneo a um ritmo cada vez mais vivo e intenso. Nos casos em que se formaram grandes hematomas, e aqui todos os autores estão de acordo, a massagem está contra-indicada, em virtude da possibilidade da lesão evoluir para um enquistamento do hematoma e subsequente calcificação, situação esta infelizmente usual entre os nossos futebolistas.


Participação do departamento de massagens do futebol sénior do J.S.ALANDROALENSE

Sem comentários: