NOTÍCIAS EM DESTAQUE

sábado, 1 de novembro de 2008

1º. TORNEIO DE FUTEBOL DE VETERANOS - 2ª. JORNADA

Mais outro “antes “ de Domingo!
Como previsto e devidamente calendarizado, disputou-se hoje no Campo de Futebol do Rosário, a 2º. Jornada do 1º. Torneio de Futebol de Veteranos, do Alandroal, com as partidas – Juromenha * Mina/Rosário, e Juventude S. Alandroalense * A. D. C. Santiago Maior.
Quando cheguei ao Rosário já se disputava o encontro Juromenha/Mina Rosário, à cerca de 15 minutos, tendo assistido ao primeiro golo da equipa de Juromenha, que assim reduzia o marcador, pois, segundo informações colhidas no local, mina/Rosário, adiantara-se no marcador com do0is golos nos primeiros cinco minutos de jogo.
Este resultado 2-1, a favor da Mina/Rosario manteve-se até ao intervalo, não sem que antes o árbitro tivesse que dar ordem de expulsão ao guarda redes da Mina/Rosário, por comportamento incorrecto para com o mesmo árbitro.
Iniciada a 2ª. Parte a Mina/Rosário marcou novo golo, mas a partir daí a jogo passou a ter domínio quase absoluto do Juromenha, marcou dois golos empatando a partida a 3, e quase no final, num controverso livre indirecto, assinalado na área da Mina/Rosário, Juromenha fez o 4-3, resultado final, resultado que tem que aceitar-se, mormente a Mina/Rosário tivesse, por culpa própria, jogado cerca de 40 minutos com menos uma unidade, ficando a dúvida sobre o resultado final, caso a Mina/Rosário tivesse jogado completa o sessenta minutos de duração do encontro.
**********************************************************************************
Veio a seguir o jogo do JSA-Santiago Maior.
Alguma apreensão nas hostes do JSA, aproximava-se a hora do início do jogo, e guarda-redes ... népia! os telemóveis faziam faísca tentando localizar o faltoso, e nada!
Tudo equipado, aquecimento ( leve ) efectuado, e houve que tomar decisões: ZÉ RIBEIRO para guarda-redes, até que possivelmente o titular chegasse! ( soube-se depois que a viatura do titular lhe pregou uma partida, não o quis levar ao Rosário, e nem quis vir pelos seus próprios meios até ao Alandroal! Teve que vir de reboque... Nada de cuidado portanto)!
Dando a impressão de não estar contrariado, lá foi o visado equipar-se. Queria ele vestir a camisola nº. 1 encarnada!... azar, essa era a cor do equipamento “inimigo”, e então como não havia outra, teve que vestir a camisola verde nº. 12! Que bonito ele ficou! MELANCIA – encarnado por dentro, e verde por fora.
Formação para a foto de família, o JSA tinha treze elementos, número mais que suficientes para o embate, e assim,




EM CIMA. Experiencia ( treinador ), Zé Ribeiro, (guarda-redes e capitão ) Parreira, P. T., Pua, Xico Grosso, J. Teixeira e Nuno Faneca,
EM BAIXO: Paulo Chouriço Faustino, Zé Daniel, Zé Cavacas, Tonico Bastos, Loca e Manel Valente;
Tudo preparado, inicia-se a partida e desde logo o JSA começou a impor o seu jogo, consistente, certinho, fazendo correr a bola entre os seus jogadores, criando jogadas de perigo junto à área do Santiago, sendo raras as vezes que estes se aproximavam da nossa baliza, dando um resto de tarde descansado ao substituto.
Não surpreendeu que à passagem do quarto de hora o NUNO FANECA inaugurasse o marcador para o JSA, com um vistoso remate de cabeça, á saída de um pontapé de canto, sem hipóteses para o guarda redes do Santiago.
Seguiram-se mais situações aflitivas junto á baliza do Santiago, em que o JSA podia ter ampliado a vantagem e ir para intervalo descansado, lembramo-nos de novo remate de cabeça, desta vez do P. T. , em que a bola saiu um pouco por alto, e mesmo sobre o apito do árbitro para o final da 1ª. Parte, um centro largo da direita, o guarda redes falha a intercepção, sobrando a bola para o Zé Daniel, que poderia ter rematado de cabeça para a baliza deserta, mas quis adornar a sorte, parou a bola com o peito, e num acrobático pontapé de moinho, atirou a bola por cima do travessão. Seria um golão de levantar o estádio.
Fim da primeira parte – 1-0 para o JSA. escasso para tanto domínio.
Curto intervalo, pois o astro rei estava com pressa, e como a primeira parte corerra de feição ao nosso guarda-redes, e como o jogo estava a correr a favor da nossa equipa , não houve substituição naquele posto. Verdade se diga que durante a primeira parte, houve bastantes substituições, (algumas houve sem conhecimento do banco...) entre os jogadores de campo! Todos jogaram alguns mais que uma vez.
Com o decorrer do jogo, esperava-se que o JSA marcasse mais golos, mas só por mais uma vez o guarda redes foi buscar a bola ao fundo da baliza, após jogada individual do NUNO FANECA.
Entretanto, após sofrer o segundo golo, o S. Maior, tentou uma reacçãozinha, espicaçados no orgulho, e aliada ao facto de haver pernas JSA’s a andar para trás, começaram os S. Maiores a acercar-se mais uns metros da nossa baliza. Impunha-se alterações de fundo: o Zé Ribeiro, fresquinho como estava, fazia falta para segurar mais o meio campo. Só havia uma solução que o mesmo de bom grado aceitou! Outra MELANCIA para a baliza – JOAQUIM PARREIRA de seu nome, grandes dificuldades em vestir a camisola verde... ( não por ser verde, mas por lhe ser pequena!) e logo de seguida depois de duas ou três bolas faceis, eis que o S. Maior ataca pelo lado direito, remate forte do avançado, e, talvez inspirado na queda de terena... Parreira voa ( sim... voa) para a bola, defende para o lado esquerdo, e quando o avançado ia recargar, novo voo para os pés do adversário obrigando-o a falhar. Ganhou o lugar ao Nuno e ao Zé Ribeiro, pois esteve sempre bem até final do encontro.
Já o sol desparecera há muito e embora escurecesse, ninguém deu por essa escuridão, tal o brilho das estrelas do JSA, que iluminavam todo o campo, com a beleza do seu futebol, demonstrando a sua superioridade sobre a outra equipa, ficando a dever a si próprios não ter sido o marcador mais desnivelado. Vitória justíssima do JSA, que com esta vitória conquistou o 1º. Lugar do grupo B, ficando à espera da jornada de dia quinze, para conhecer o adversário ( segundo classificado do GRUPO A ), das meias finais do torneio que se realizará dia 6 de Dezembro próximo em Santiago Maior.
Até lá têm bastante tempo para se prepararem.
Saudações

Sem comentários: