NOTÍCIAS EM DESTAQUE

terça-feira, 19 de maio de 2009

BALANÇO FINAL DA ÉPOCA 2008 - 2009

Terminada que foi a época 2007/2008, entrámos em período de eleições, que tiveram lugar no final do mês de Junho passado. Empossada a nova direcção, avançámos para e efectivação de contactos já havidos para formação da equipa a nova época.
Atendendo a que continuávamos com a mesma equipa técnica e a maior parte dos atletas, e já também com novos elementos apalavrados, encarávamos com tranquilidade o início dos trabalhos de preparação da nova época. Não contávamos com quatro ou cinco jogadores, mas as suas vagas estavam já delineadas e ocupadas. Tínhamos como sempre objectivos realistas definidos: Lutar por um dos cinco primeiros lugares da Geral e ir o mais longe possivel na Taça Distrito de Évora.
Entretanto entrou em cena o Redondense, que com a miragem de retribuições mirabolantes conseguiu "desviar", além de um dos atletas do Redondo que ficaria no grupo ( compreendemos que quisessem representar a sua terra, mais a mais com aumentos muito significativos oferecidos), também o Grenho, e o Chão Quente, tendo o Grenho levado consigo atletas que já tinham dado a sua palavra ao JSA.
Aliciaram também quase todo o plantel do JSA, mas o certo é que tirando aqueles já indicados, mais ninguém embarcou em aventuras.
Também o Luís Pernas, se decidiu pelo Calipolense, clube da sua terra. Compreendemos.
Partimos para outra, e facilmente substituímos os desertores, e iniciámos a época com um grupo excelente, onde apenas faltava um guarda-redes, para fazer duo com o Careca.
Conseguimos que O Elvas nos emprestasse o Guilherme, que por azar se lesionou num ombro num jogo treino com o Perolivense, que tardando em recuperar nos levou em Dezembro a ter que arranjar outro guardião, o que fizemos. Entrou o Hugo.
A 15 dias do início da época, O Elvas solicitou-nos a dispensa do NUNO SILVEIRA, "SÓ" um dos melhores jogadores do nosso distrital. Como o visado era e é merecedor de toda a nossa consideração e estima pela sua conduta para com o JSA, não podíamos recusar-lhe o acesso a outro campeonato, onde ele tem lugar sem discussão, e também com certeza a melhorias pecuniárias!
Primeira grande baixa na equipa, e, se não estou em erro, foi nesta altura que entrou o Samora, para suprir aquela saída.
Treinámos bem na pré-época, e tranquilamente aguardávamos o início da competição, cujo sorteio ditou para a primeira jornada a recepção ao Redondense! Empatámos 0-0, num jogo de receios mútuos. Na semana seguinte a este jogo lesionou-se com gravidade o Luís Romão. Teve que ser operado, perdendo assim, ele e nós, toda a finda época.
Segunda baixa importante.
Seguiu-se a pré-eliminatória da Taça, em Rio de Moinhos. Vitória por 3-0, e de realçar a boa exibição do Zé Samora, pensando-se que a ser assim, minorava a falta do Silveira. Sol de pouca dura... por culpa do próprio!
Seguiu-se Oriola, onde o empate soube a muito pouco! Recepção ao Borbense, primeira vitória, que teve seguimento em Portel! a equipa respondia bem às dificuldades apresentadas. De seguida em casa com o Calipolense - mau jogo, e empate inconcebível!
Depois viajámos até V. Novas - então líder do campeonato, derrota 2-0, mas com muito boas indicações da nossa equipa. Domingo seguinte Taça - vitória sobre o Estremoz!
Depois dois jogos em que saímos derrotados - com o Escoural em casa, e em Monte trigo, onde realizámos o pior jogo da época.
( estávamos em Novembro, com nove pontos em oito jogos- nada famoso, no entanto mantinha-mo-nos pelo 7º. 8º. lugar da classificação. Por esta altura houve a hipótese de, para substituir os lesionados, contratar o Salabarda, o Tiago Branca e o Hugo ( g. r))
Depois da tempestade...
Um ciclo com cinco vitórias consecutivas, quatro para o campeonato, com o Arraiolense, Arcoense, Bencatelense e o Sp. de Viana.( e com o Santana do Campo para a Taça) marcámos nestes cinco jogos 19 golos e sofremos três.
( terminado este ciclo, ultimo jogo vitorioso em 4 de Janeiro, com o Viana, um salto na classificação, 4º. 5º. lugares por onde passámos, no entanto já tinha havido turbulência no grupo, que as vitórias e a subida na classificação foram disfarçando.)
Seguidamente derrota em Montemor, empate no Redondo, vitória sobre o Oriola, derrota em Borba, empate com o Portel em casa, derrota com o Vendas Novas para a Taça nos quartos de final, onde morremos!
Vitória em Vila Viçosa, 2-0.
(Último jogo da época para o TATI, que partiu em missão de soberania para o Indico, combater a nova geração de piratas!) Terceira baixa importante...
Derrota em casa com o Vendas Novas - 2-1, onde "só" oferecemos os dois golos ao adversário...,
Vitória no Escoural, 1-0, derrota com o Monte do Trigo em casa 2-1.
Seguiam-se quatro jogos, onde pela lógica, com maior ou menor dificuldade deveríamos conseguir os mesmos 12 pontos conseguidos na 1ª. volta. Empate caseiro com o último - Arraiolense, derrota nos Arcos, vitória sobre o Bencatelense, e derrota em Viana- 3-0, onde o JSA apenas apresentou 11 jogadores, tendo que fazer alinhar o Guilherme, pois que o Careca ( castigado) e o Hugo ausente por motivos profissionais, não puderam alinhar. à última da hora mais três baixas por diversos motivos, e apenas 11 para o Jogo.
E por último no jogo do título para o União, a equipa quase conseguiu ser igual a si própria, realizando um bom jogo, embora perdendo, o que nos tirou o 5º. lugar.
Foi uma época que fica para lembrar, não para esquecer, pois tivemos ainda mais duas lesões com gravidade, o caso do Joãozinho que se lesionou em Março, apenas recuperando para o último jogo, e por último o Pimenta no jogo com o Bencatelense, acabando aí a sua época, e mais alguns casos que não podem voltar a suceder. Ficam para memória futura...
Falhámos o objectivo principal: a Taça de Évora, e no último jogo, o 5º. lugar projectado de início. Correndo esta época com os problemas que internamente fomos conseguindo resolver, não podemos achar muito má a classificação que obtivemos.
Resta para terminar agradecer a todos quantos colaboraram com o JSA. A todos o nosso reconhecimento, e, (sem esfregar as mãos), para a nova época é que é!... , Com o novo estádio, contamos com uma maior colaboração dos sócios e adeptos, para acompanhar a equipa, e ajudá-la a conseguir os seus objectivos, que julgo serem os mesmos - IR LONGE NA TAÇA e ficar num dos 5 PRIMEIROS LUGAR DO CAMPEONATO.
Até já.

APRESENTO AS MINHAS DESCULPAS PELO ATRASO TEMPORAL NA PUBLICAÇÃO DESTE TEXTO.
Problemas com o computador, que finalmente resolvi, já alguns dias.
Está tudo bem de novo.

Sem comentários: